Trabalho feito pelo profºJonas com os meus alunos


Lenda da Vitória Régia


Vitória Régia
       A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.
       Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão no momento em que Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua.Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.








Comentários

Carminha disse…
Oi, Begssie...
Parabéns pelo blog!!!!
Ficou lindo!!!
bjs
Oi colega muito obrigada pelo seu comentário, o seu blog também está lindíssimo.
Adoreiii!
Um abraço e continuarei acompanhando as tuas postagens.
Cláudia disse…
Oi Begssie,

muito bom teu blog. E o título ficou ótimo!!

beijos

Claudia
Oi colega! Teu blog está muito lindo, é um dos mais diferentes que já visitei. Achei tua página bem organizada, estruturada e incrementada (o relógio e o calendário são um mimo!rsrsrsrsrs). Está um belo diário do teu trabalho e cheio de ótimas idéias! Parabéns!