Você sabe interpretar as hipóteses de escrita de seus alunos?
Identificar corretamente as hipóteses de escrita dos alunos é fundamental para um bom planejamento das atividades e para a formação de grupos produtivos
As crianças, os jovens e os adultos não alfabetizados formulam ideias
sobre o funcionamento da língua escrita, antes mesmo de frequentarem
(ou voltarem a frequentar) a escola. Essas teorias internas evoluem por
meio de reflexões que o próprio aluno faz sobre o sistema de escrita ao
longo do tempo (e ninguém pode fazer por ele) e também por meio das
interações que realiza com as informações que o ambiente lhe oferece.
Trata-se de uma evolução conceitual e não exclusivamente gráfica. Por
isso, o professor precisa buscar descobrir o que o aluno está pensando
sobre a escrita naquele momento, mais do que avaliar se consegue
desenhar bem cada uma das letras. Identificar as hipóteses de escrita de
cada aluno é condição primordial para planejar as atividades adequadas
e, principalmente, os agrupamentos produtivos na turma.
Avalie se você está interpretando corretamente as hipóteses de escrita dos seus alunos.
Iniciar a sondagem
Avalie se você está interpretando corretamente as hipóteses de escrita dos seus alunos.
Iniciar a sondagem