Alfabetizadores...sempre atentos!



 Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização foi criado em 1966 para estimular reflexões e práticas em educação que envolvam a alfabetização! Já foi comprovado que a criança que se alfabetiza no 1º ano do Ensino Fundamental tem muito mais chances de sucesso em sua vida escolar!
O dia 14 de novembro foi escolhido por ser a mesma data de criação do antigo Ministério da educação e Saúde Pública, em que uma das metas era promover o ensino primário e combater o analfabetismo no país.
Atualmente foco na importância da Educação Infantil para o bom andamento do processo de alfabetização no Ensino fundamental. É obrigação do professor da Educação Infantil, incentivar o desenvolvimento de comportamentos leitores antes mesmo de a turma aprender formalmente a ler. Desde o berçário devemos incentivar a leitura,falar sobre os livros,fazer comentários sobre o que foi lido,escrever pequenos textos!
A Alfabetização acontece de forma natural, as crianças aprendem a ler, lendo e a escrever, escrevendo!






Escrita de listas
Claro que esse trabalho feito em uma sociedade letrada se torna mais fácil, digo isso pensando nas crianças que têm em casa o bom exemplo dos benefícios da leitura! Já os que não vivem cercados de "letras" precisam (e muito) da ajuda da escola. O professor acaba sendo o único transmissor do prazer pela leitura, é ele que vai levar seu aluno de origem mais humilde, sem livros em casa, com pais analfabetos a perceber a importância da leitura! Já vivenciei momentos de grande emoção ao ver pequenos leitores incentivando a leitura dos seus pais!
Quando o professor de Educação Infantil, valoriza e estimula a leitura de seus alunos, sem se preocupar em separar textos fáceis só porque eles ainda não sabem ler, eles já estão sendo estimulados! Ler e escrever se torna um desafio delicioso, todos ficam entretidos querendo descobrir o que está escrito! Saber que algo que falamos pode ser escrito é um grande passo para a alfabetização, acompanhar a leitura de textos que sabem de cor(músicas,parlendas e poesias) fazem com que o contato com a leitura se torne real e cada criança pode se colocar no papel de leitor, mesmo sem saber ler!









Leitura de música que sabem de cor (maternal I)

A leitura tem que ser diária, não importa o gênero textual a ser lido, o importante é LER para os pequenos!




Texto retirado do Blog Educação em foco.