Assista a animação sobre por que
usar a mesma unidade para medir
Entre os objetivos deste bloco estão as habilidades de mensurar,
interpretar e expressar informações relativas a comprimento, massa,
capacidade e tempo. Para isso, os alunos devem estar familiarizados com
a manipulação de instrumentos de medida convencionais (régua, fita
métrica, balança) e não-convencionais, como palmos, tiras de papel e
recipientes, e aprender a selecionar uma unidade pertinente,
determinando quantas vezes ela cabe no objeto que se pretende medir.
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Plano de aula
Medindo objetos estáticos
Vídeos
Medindo objetos estáticos
Medidas para uma toalha de mesa
Explorando as unidades de medida
Medindo objetos estáticos
Vídeos
Medindo objetos estáticos
Medidas para uma toalha de mesa
Explorando as unidades de medida
4° Ano
Reportagem
Solução na medida
Pesos e volumes
Relações entre unidades
Projeto didático
Matemática da reciclagem
Solução na medida
VídeoSequências didáticas
Resolução de problemas: medidas e cálculos
Pesos e volumes
Relações entre unidades
Projeto didático
Matemática da reciclagem
5° Ano
Sequências didáticas
Relações entre unidades
Qual é o perímetro?
Aproximação e estimativa
Metro, quilômetro. Litro, mililitro
Projeto didático
Matemática da reciclagem
Relações entre unidades
Qual é o perímetro?
Aproximação e estimativa
Metro, quilômetro. Litro, mililitro
Projeto didático
Matemática da reciclagem
1° ao 5° Ano