" Ler não é decifrar, escrever não é copiar".

(Emilia Ferreiro)

23 novembro, 2011

Jogo da antecipação...

Neste divertido jogo criado com exclusividade para o site de NOVA ESCOLA, a criança é desafiada a achar em qual intervalo está o resultado de uma operação usando estratégias de antecipação, como arredondamento e decomposição.

Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano
1. Fundamentos
As pesquisas no campo da Didática da Matemática, iniciadas nas décadas de 1970 e 1980, sobretudo na França, estão mudando o ensino da disciplina. Graças às descobertas teóricas de especialistas como Gérard Vergnaud e Guy Brousseau, hoje é possível ensinar de forma que as crianças vejam sentido na aprendizagem matemática e possam reutilizar os conhecimentos adquiridos a cada novo problema proposto. Nessa perspectiva, são priorizadas estratégias nas quais os alunos confrontam seu raciocínio com o dos colegas nas discussões em grupo, justificam suas escolhas e registram suas próprias hipóteses, buscando resolver situações-problema com mais autonomia.
Reportagem
Assim a turma aprende mesmo
Palavra dos especialistas
Guy Brousseau: o pai da didática da Matemática
Gérard Vergnaud: “Todos perdem quando não usamos a pesquisa na prática”
Patrícia Sadovsky: “Falta fundamentação didática no ensino da Matemática”
Jeremy Kilpatrick: "A única saída é a capacitação"
Thomas O'brien: Abaixo a Matemática do papagaio!
Artigo
Matemática em todas as disciplinas
Resenha
A Criança e o Número

Texto retirado...  http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-antecipacao-568073.shtml

Arquivo do blog

Para ler...

"Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes”
Emília Ferreiro
“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar”
Emília Ferreiro

Seguidores

Deixe o seu recadinho...

Sigo e leio...

 
Como eu alfabetizo... | por Templates e Acessórios ©2010