" Ler não é decifrar, escrever não é copiar".

(Emilia Ferreiro)

24 novembro, 2011

Tudo sobre Alfabetização...

Alfabetização: Carolina Nishimoto, 6 anos, escreve seu nome na lousa. Foto: Marcos Rosa


Garantir que as crianças efetivamente aprendam a ler e escrever assim que entram na escola é o seu grande desafio, professor alfabetizador. Para contribuir com o sucesso do seu trabalho, reunimos nesta página mais de 100 links com reportagens, entrevistas, vídeos e planos de aula sobre as teorias e as práticas envolvidas nesse complexo processo de aquisição da língua escrita. Boa leitura e ótimas aulas!

Fundamentos:

Reportagens:


Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa)
Lista de apostilas e vídeos que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001
Mais do que letras: as situações didáticas de Língua Portuguesa
Reportagem mostra que tipos de atividades podem ser realizadas na fase de alfabetização inicial
Alfabetizar é todo dia
Reportagem que mostra ao professor a importância de se manter atualizado sobre as pesquisas a respeito de situações didáticas a serem utilizadas na alfabetização inicial
Perguntas e respostas sobre Alfabetização
Reportagem responde as principais dúvidas sobre alfabetização
O alfabeto não pode faltar
Reportagem sobre o uso do alfabeto como recurso de apoio nas classes de 1º e 2º anos
Alfabetizar na Educação Infantil. Pode?
Artigo sobre alfabetização escrito por Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita
Ensino Fundamental - Aos 6 anos, as crianças devem ser alfabetizadas ou só brincar na escola?
Nova Escola responde dúvida sobre alfabetização
Por que as crianças devem aprender a escrever com letra de fôrma para depois passar para a cursiva?
Nota explica por que as crianças aprendem primeiro a escrever com letra de forma e só depois passam a usar a cursiva
No princípio, é o nome
Reportagem sobre o uso do nome próprio como estratégia de alfabetização na pré-escola

O valor da interação na pré-escola
Reportagem sobre como organizar grupos produtivos na sala da pré-escola
"Reflexões sobre a alfabetização", de Emília Ferreiro
Resenha e trecho do livro "Reflexões sobre a alfabetização", de Emília Ferreiro
"Passado e presente dos verbos ler e escrever", de Emilia Ferreiro
Resenha e trecho do livro "Passado e presente dos verbos ler e escrever", de Emília Ferreiro.

 Especialistas:

Emilia Ferreiro
''O momento atual é interessante porque põe a escola em crise''
Em entrevista, Emilia Ferreiro avalia como as inovações tecnológicas trouxeram mudanças nas práticas de leitura e escrita nas escolas
A estudiosa que revolucionou a alfabetização
Reportagem do Especial Grandes Pensadores sobre Emilia Ferreiro, psicolinguista argentina que mostrou novas formas pelas quais as crianças aprendem a ler e escrever
Palestra de Emilia Ferreiro sobre Alfabetização
Neste vídeo, a pesquisadora argentina fala sobre polêmicas improdutivas criadas entre alfabetização e letramento ou entre construtivismo e método fônico
Ana Teberosky
''Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita''
Para a educadora argentina, nas sociedades em que se valoriza a interação entre as pessoas e a cultura escrita, o processo de alfabetização é mais eficiente

Telma Weisz
Entrevista com Telma Weisz sobre alfabetização inicial
Para a especialista brasileira, o professor alfabetizador precisa apostar alto na capacidade de seus alunos
Palestra de Telma Weisz sobre Alfabetização
Vídeos com comentários da especialista sobre os vídeos porduzidos para o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa).
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5
Ana Maria Kaufman
"O aluno precisa de informação para refletir"
Em entrevista, a pesquisadora argentina Ana Maria Kaufman fala sobre a importância das intervenções do professor durante as atividades de alfabetização inicial
Célia Diaz Argüero
"A organização do texto vale tanto quanto vírgula e ponto"
Pesquisadora e professora da Universidade Nacional Autônoma do México fala das hipóteses que os estudantes fazem sobre a pontuação na alfabetização inicial
Cláudia Molinari
Estratégias de intervenções conscientes
A professora argentina Cláudia Molinari mostrou à platéia da Semana da Educação 2008 estratégias para intervenções conscientes no ensino da leitura e da escrita

Vídeos:

Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa)
Vídeos que compõem o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001
A importância do nome próprio
Vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), sobre a importância do nome próprio na alfabetização inicial
Parte 1 | Parte 2
A escrita do nome próprio
Animação com análise da escrita do nome próprio, em atividade de cópia de escrita convencional, realizada por uma criança de 4 anos
As contribuições de Paulo Freire para a Alfabetização
Vídeo com depoimento de especialistas sobre as contribuições práticas e teóricas de Paulo Freire para a Alfabetização.

Prática pedagógica:

Reportagens:

Você sabe interpretar as hipóteses de escrita de seus alunos?
Exercício de interpretação de hipóteses de escrita de alunos da alfabateização inicial
Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma
Como fazer o diagnóstico inicial de uma nova turma para descobrir as hipóteses alfabéticas de cada aluno
A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização
Situações didáticas em sala de aula para atividades de leitura pelo professor. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas
Como elaborar atividades de escrita pelo aluno na alfabetização
Situações didáticas em sala de aula para atividades de escrita pelo aluno. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas
Leitura feita pelo aluno, mesmo antes de saber ler convencionalmente
Situações didáticas em sala de aula para atividades de leitura pelo aluno. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas
Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito
Situações didáticas em sala de aula para atividades de ditado para o professor. Descrição de três casos reais de trabalhos desenvolvidos por professoras com suas turmas
Parceria entre alunos na alfabetização
Agrupar as crianças é uma estratégia importante na alfabetização, já que a troca de conhecimentos leva à reflexão sobre a escrita e faz todas avançarem
A professora Mariluci garante: ''Vou alfabetizar todos eles até o fim do ano''
Reportagem mostra como a professora Mariluci Kamisaka garante que seus alunos, moradores da maior favela de São Paulo, saiam da 1ª série lendo e escrevendo
Ler e escrever na 1ª série
Reportagem sobre o comprometimento de duas professoras para alfabetizar toda a turma de 1ª série
As primeiras leituras na pré-escola
Reportagem sobre a importância das atividades diárias de leitura
Autores mirins produzem um livro de contos na pré-escola
Reportagem sobre projeto de leitura e escrita para turma da pré-escola. A autora do trabalho é uma Educadora Nota 10 do Prêmio Victor Civita. 
 
 Planos de aula:
Leitura
Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho
Sequência didática para o 1º ano sobre leitura, que propõe a comparação entre diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho
Leitura pelo aluno para aprender a ler na EJA
Sequência didática de leitura para alunos jovens e adultos
Leitura compartilhada e debate
Atividade permanente que propõe a leitura de livro de poesias em uma roda de leitura
Sessões simultâneas de leitura de contos
Projeto didático que propõe três sessões quinzenais de leitura de histórias escolhidas pelas crianças, divulgadas em cartazes com a propaganda das sessões
Coletânea de textos poéticos memorizados
Projeto didático que propõe a construção de saberes sobre a leitura, mesmo antes de saber ler convencionalmente, por meio da produção de uma coletânea de poesias
Leitura de textos informativos
Atividade permanente que sugere a leitura de textos informativos sobre temas de interesse dos alunos
Leitura de títulos
Atividade permanente que sugere uma rotina semanal de leitura de contos de fadas conhecidos dos alunos
Comparar personagens de diferentes histórias
Sequência didática que propõe a comparação de histórias sobre um mesmo personagem, para que a criança perceba semelhanças e diferenças na descrição de suas características


Escrita
Hora da chamada
Atividade para incentivar alunos da pré-escola a aprenderem a escrever seu nome e reconhecer os dos colegas
Texto informativo sobre filhotes
Projeto didático que sugere a produção de um encarte sobre filhotes, com objetivo de desenvolver a produção de textos informativos ditados ao professor
Reescrita de histórias conhecidas
Projeto didático sobre reescrita de histórias conhecidas, para a construção de um livro elaborado pelo grupo para ser levado para casa
Indicação literária
Projeto didático que propõe a produção de textos orais com destino escrito, visando uma exposição de textos de indicações literárias para maior circulação dos livros da biblioteca da escola
Galeria de personagens
Sequência didática de atividades de reflexão sobre o sistema de escrita, que propõe a criação de uma galeria de personagens mais importantes das histórias preferidas da turma
Legendas para fotos
Projeto didático que propõe um trabalho de produção e revisão de legendas escritas pelos alunos para fotos de um passeio do grupo
Livro de parlendas preferidas
Projeto didático que propõe a produção de um livro com parlendas eleitas pelo grupo
Criar agendas telefônicas
Projeto didático sobre a confecção de agendas telefônicas em ordem alfabética com o auxílio do alfabeto pendurado na parede.



Vídeos:


Práticas pedagógicas da Alfabetização
Diagnóstico na alfabetização inicial
Projeto de Indicações Literárias
Escrita com letras móveis
Leitura de textos informativos
Leitura pelo professor
Leitura pelo aluno para aprender a ler
Ditado para escriba: produção de texto oral com destino escrito
Escrita pelo aluno para aprender a escrever
Educação de Jovens e Adultos
Escrita de textos informativos

Leitura de textos informativos
Como os adultos não-alfabetizados pensam a língua escrita
O computador pode ser um grande aliado na alfabetização de adultos
O limite da problematização da escrita com alunos adultos
Revisão coletiva de texto na EJA
Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
Panorama de alfabetização
Débora Rana, selecionadora de Língua Portuguesa / Alfabetização, fala sobre o o perfil dos trabalhos enviados para a edição 2009
Conhecer cada um, alfabetizar todos
A professora Nota 10 Milca Luiza Toyneti dos Santos fala sobre seu trabalho vencedor do Prêmio Victor Civita 2009
Uma história, vários autores
Projeto de Fátima Regina dos Reis Ribeiro, Educadora Nota 10 de 2007, na categoria Educação Infantil

Texto retirado...  http://revistaescola.abril.com.br/alfabetizacao/



Arquivo do blog

Para ler...

"Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes”
Emília Ferreiro
“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar”
Emília Ferreiro

Seguidores

Deixe o seu recadinho...

Sigo e leio...

 
Como eu alfabetizo... | por Templates e Acessórios ©2010