" Ler não é decifrar, escrever não é copiar".

(Emilia Ferreiro)

17 junho, 2012

Metas da Educação Infantil



                                          Metas para a Educação Infantil - C1, C2 e C



As atividades deverão ser elaboradas priorizando as competências e habilidades abaixo, para que os alunos cheguem ao final do ano letivo capazes de:
Ampliar as possibilidades de comunicação expressão, desenvolvendo a oralidade através das situações sociais;
Ler, escrever e identificar letras, palavras e textos ainda que não de forma convencional;
Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
Contar e recontar textos infantis (histórias, cantigas, parlendas etc.); utilizando a linguagem oral e da linguagem escrita registrando através de desenhos ou palavras ainda que não seja de forma convencional;
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto;
Identificar e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano;
Produzir livremente a escrita;
Identificar e escrever os numerais de 0 a 9;
Associar número/ quantidade;
Identificar as cores;
Desenvolver o conceito de classificação (até 3 atributos);
Desenvolver o conceito de seriação (até 3 elementos);
Desenvolver a percepção auditiva, gustativa, olfativa, tátil e visual;
Identificar figuras geométricas.


                                             Metas para a Educação Infantil - P1 e P2

As atividades deverão ser elaboradas priorizando as competências e habilidades abaixo, para que os alunos cheguem ao final do ano letivo capazes de:
Ler, escrever e identificar letras, palavras e textos ainda que não de forma convencional;
Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos em que participa;
Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto;
Contar e recontar textos infantis (histórias, cantigas, parlendas etc.); utilizando a linguagem oral e da linguagem escrita registrando através de textos escritos ainda que não de forma convencional;
Identificar e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano;
Produzir livremente a escrita;
Identificar e escrever os numerais de 0 a 9;
Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas e as contagens orais;
Desenvolver o conceito de classificação;
Desenvolver o conceito de seriação.

As competências acima se referem às áreas de Linguagem Oral e Escrita e Matemática.

A área de Natureza e Sociedade deverá ser aplicada de acordo com os temas trabalhados ou não, porém sempre contextualizada às demais.

As áreas de Música, Movimento e Artes Visuais deverão ser aplicadas adequando-se aos conteúdos das áreas de Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Natureza e Sociedade.

A área de Identidade e Autonomia deverá ser desenvolvida diariamente, visto que visa à formação pessoal e social da criança.

Bom Trabalho!!

Érika Alves e Wanessa Vilella

Coordenadoras Pedagógica da Educação Infantil
http://coordenacaopedagogicasjb.blogspot.com.br/2010/03/metas-da-educacao-infantil.html









Para ler...

"Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes”
Emília Ferreiro
“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar”
Emília Ferreiro

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