Tudo sobre leitura

Foto: RICARDO JAEGGER

Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Pensando nisso, preparamos um especial com tudo o que você precisa saber sobre leitura! Confira reportagens, vídeos e planos de aula desenvolvidos especialmente para ajudar você a despertar em seus alunos o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais diversos tipos de texto. BOA LEITURA! 

Reportagens:

A idade das letras
Enquanto avança o processo de alfabetização, aproximar os pequenos dos livros pode fazer toda a diferença
Desde o começo
É preciso oferecer textos à criança já nas primeiras atividades de alfabetização porque conhecer seus usos e suas funções favorece a reflexão sobre o sistema de escrita
A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização
Ouvir permite às crianças ampliar o repertório cultural, aumentar a familiaridade com a língua, desenvolver o comportamento leitor e iniciar o processo formal de alfabetização
Livro precisa ser um vício
O segredo com crianças de 7 a 9 anos, segundo a escritora, é não forçar a barra
Pesquisa revela aumento no índice de leitura entre crianças
Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2008, mostra que o índice de leitura entre crianças acima de 5 anos cresceu.
Vídeo
Leitura pelo professor
A professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo, mostra os resultados de seu diagnóstico inicial da turma e realiza uma leitura pelo professor, atividade permanente ao longo de todo o ano.
Planos de aula
Prática de leitura
Comparando diferentes versões de Pinóquio
Leitura de títulos
Leituras simultâneas de contos
Poesia
Leitura compartilhada e debate
Indicação literária
Coletânea de textos poéticos memorizados 

Texto retirado ...  http://revistaescola.abril.com.br/leitura/